Boas Vindas

Boas vindas a quem chega a esse blog. As coisas escritas aqui são frutos da mente poética, depressiva e inconstante de uma pessoa que é muito jovem para sentimentalizar tanto as coisas.

sábado, 24 de julho de 2010

Candy, Candy, Candy, I can’t let you go


Quero fazer hoje uma pequena homenagem a um dos seres humanos mais adoráveis que já passou pelo planeta, Candy Darling. Candy nasceu James Lawrence Slattery e foi a primeira grande atriz travesti do cinema. Filha de um pai violento e alcoólatra, Candy não teve uma infância fácil. Quando a mãe ficou sabendo, por boatos da cidade, que seu filho vestia-se de mulher para ir a bares não teve duvida, perguntou ao próprio, que respondeu apenas saindo da sala e voltando em seguida completamente vestido em roupas femininas. Anos depois sua mãe disse: “Eu sabia que não podia parar Jimmy. Candy era linda e talentosa.”. Passado algum tempo, com a chegada dos agitados anos 60, Candy conheceu Andy Warhol, seu grande amigo e incentivador, foi em seus filmes que ela se tornou uma estrela e foi pelas canções da banda The Velvet Underground (apadrinhados de Warhol) que ela se tornou musa. Lou Reed, o vocalista e compositor, se apaixonara por ela, assim como tantos outros. Candy inspirou vários, foi amada por vários, fez amizade com muitos, tudo por ser a mais doce das pessoas, a mais sensível e a mais inacreditável, completamente uma das maiores personalidades do mundo moderno. Morreu aos 29 anos de leucemia, deixando uma carta a Warhol e seus seguidores, esta dizia: “Infelizmente nem antes de minha morte eu tive vontade de viver. Estou cansada de tudo. Pode-se dizer que estou cansada até a morte. Vocês sabiam que eu não podia durar. Eu sempre soube. Eu queria poder conhecer todos vocês de novo.” Muitos foram ao seu funeral, de Julie Newmar à Gloria Swanson. Iggy Pop cantou sua despedida na canção “Candy” (citada no título), mas foi pelas palavras de Reed que ela mais foi traduzida.

“Candy diz: ‘Eu odeio lugares silenciosos, pois diminuem o sabor de como tudo deve ser’” (“Candy Says”.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário