Boas Vindas

Boas vindas a quem chega a esse blog. As coisas escritas aqui são frutos da mente poética, depressiva e inconstante de uma pessoa que é muito jovem para sentimentalizar tanto as coisas.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Cisne Negro, de Darren Aronofsky


Nasce uma obra-prima. Uma grande interpretação, um diretor único e original, uma produção espetacular e um clima de terror psicológico constante e perturbador. Tudo isso está no surpreendente "Cisne Negro" do cineasta Darren Aronofsky, um filme que com absoluta certeza entrará para o hall dos filmes que durarão para sempre. Natalie Portman quase nos mata com sua primorosa atuação como a problemática bailarina Nina, que é escolhida para viver o papel duplo que protagoniza do clássico ballet "O Lago dos Cisnes", perfeita para o lado branco e doce da rainha cisne, porém incapacitada de fazer seu lado negro, o Cisne Negro do título, que é maligna, selvagem e sensual, coisas que estão longe da frágil Nina. Perturbada por diversos fatores, como a mãe frustrada (a icônica Barbara Hershey), o abusivo treinador (Vincent Cassel), a antiga estrela do ballet (Winona Ryder) e a bailarina substituta Lily, que parece persegui-la constantemente (interpretação incrível da jovem Mila Kunis).
Outro ponto importantíssimo é a direção de Aronofsky, um cineasta raro, como poucos nos dias de hoje, até agora dirigiu apenas cinco filmes, porém todos surpreendentes, além do aqui retratado são eles "Pi", "Réquiem para um Sonho", "Fonte da Vida" e "O Lutador". Seu estilo sempre alcança um lugar próximo do surreal (com exceção de "O Lutador") que nos enlouquece pouco a pouco durante seus filmes. A tensão de "Cisne Negro" tem sua perfeição exatamente pela presença desse diretor.
Além disso tudo precisamos mencionar os lindos figurinos e maquiagens que hão de enlouquecer os fanáticos por moda, os efeitos aterrorizantes, a edição e fotografia impecáveis, e um roteiro instigante e complexo. "Cisne Negro" é um filme completo e impressionante, obra cinematográfica indispensável desse ano e provavelmente de todos os tempos. Está atualmente indicado para cinco Oscars e é o provável ganhador da estatueta de melhor atriz, saberemos com certeza este dia 27 de fevereiro, a noite das premiações da academia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário