Boas Vindas

Boas vindas a quem chega a esse blog. As coisas escritas aqui são frutos da mente poética, depressiva e inconstante de uma pessoa que é muito jovem para sentimentalizar tanto as coisas.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Nico, uma garota triste...


Musa suprema do underground, cantora de profundidade e sentimento, uma lenda que durará para sempre. A alemã Christa Päffgen começou sua carreira como modelo, fazendo sucesso por seu rosto incomum e os cabelos muito loiros, depois conheceu o artista plástico Andy Warhol e tornou-se atriz indispensável em seus filmes experimentais, em seguida Andy apresentou-a a Lou Reed e sua banda The Velvet Underground, da qual Nico participou apenas de um disco, porém lançou-a para a eternidade na história musical; cantou três faixas no álbum "The Velvet Underground & Nico" (até hoje seus maiores sucessos), lançou o disco "Chelsea Girl" logo depois, com canções de Reed, Bob Dylan, Jackson Browne e outros. Foi o início de uma carreira surpreendente, poética e ao mesmo tempo triste e desastrosa.
A partir dos anos 70 Nico viciou-se seriamente em drogas e mudou completamente sua aparência, a face doce e os cabelos loiros deram passagem a uma expressão dolorida e a cabelos negros; nesta mesma fase Nico aprendeu a tocar hamônio, um instrumento parecido com um órgão, mas que produz sons de acordeon, e começou a compor suas próprias músicas, mostrou-se uma letrista deprimida, completamente de acordo com a imagem que passava para o público. Os discos que fez nesta década e no início dos 80 são os mais complexos e intensos, digamos difíceis de escutar, mas que influenciaram dezenas de artistas, por exemplo Siousxie Sioux, Morrissey, Patti Smith e Björk.
Nico morreu em 18 de julho de 1988, vitima de um acidente em Ibiza, Espanha, quando ao ter um ataque cardíaco andando de bicicleta, caiu e bateu a cabeça; socorrida, foi diagnosticada erroneamente e morreu poucas horas depois. Deixou para trás apenas um filho, Ari, fruto de um rápido relacionamento com Alain Delon, e um legado único e maravilhoso, que será lembrado para sempre e ainda impressionará centenas de novos artistas.

Um comentário: